BHAGHAVAD-GITA COMO ELE É
INTRODUÇÃO
É com prazer que apresentamos o Bhagavad-gita On Line, um trabalho extraído do livro 108 Pérolas de Sabedoria e baseado nos textos originais do Bhagavad-gita Como Ele É de Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, o fundador e mestre da Sociedade Internacional da Consciência de Krishna. Na realidade, este site não passa de uma humilde e sincera tentativa de auxiliar os leitores que, por uma razão ou outra, encontram alguma dificuldade em compreender esta literatura transcendental e sua finalidade é inspirar e encorajar os leitores a estudarem profundamente o Bhagavad-gita Como Ele É de Srila Prabhupada.
Assim como uma infinidade de pérolas valiosas se encontram nas profundezas do oceano, os significados dados por Srila Prabhupada podem ser comparados ao oceano de conhecimento mais profundo e estão repletos de pérolas de sabedoria. Por sua misericórdia, um estudante insignificante como eu foi capaz de colher estas 108 pérolas, mas, conhecendo meu limite, sei que não fui capaz de penetrar nas regiões mais profundas deste oceano transcendental. Deste modo, sugiro enfaticamente que todos mergulhem no oceano de conhecimento do Bhagavad-gita Como Ele É de Srila Prabhupada o mais profundo que puderem e colham pessoalmente suas próprias pérolas divinas. Posso apenas dar-lhes meu testemunho. Para mim, o Bhagavad-gita Como Ele É tem sido um companheiro verdadeiro e fiel nos momentos difíceis de solidão, um perfeito conselheiro nos momentos decisivos da vida e um farol brilhante que ilumina tudo em meio às mais profundas trevas do intelecto e sua leitura diária tem sido um alimento saudável para o apetite do intelecto. Esperamos sinceramente que vocês apreciem este esforço e se inspirem a colocarem cada vez mais os ensinamentos do Bhagavad-gita no centro de suas vidas. Om tat sat.
DEDICATÓRIA
A
A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada que, ao ter apresentado
o Bhagavad-gita Como Ele É sem adulteração,
tem ajudado milhões de leitores do mundo todo a chegarem a um entendimento
prático das instruções do Senhor Krishna.
Assim
como o poderoso oceano abriga variedades de pérolas preciosas,
suas traduções e comentários completamente ricos
em devoção e erudição comparam-se a um profundo
oceano de conhecimento que contém uma infinidade de pérolas
de sabedoria Tendo mergulhado constantemente neste oceano transcendental,
fui capaz de colher estas 108 Pérolas de Sabedoria,
as quais baseiam-se exclusivamente em seus ensinamentos divinos. Portanto,
este trabalho é dedicado a ele e a todos aqueles que se interessam
pelo verdadeiro espírito do Bhagavad-gita.
INTRODUÇÃO:
Bhagavad-gita,
a Essência do Conhecimento Védico
Os
Vedas são a fonte original
de todo e qualquer conhecimento e sua origem é transcendental.
Desse modo, não há ramo de conhecimento material ou espiritual
que não esteja contido nos textos védicos originais. O conhecimento
de uma pessoa sob a influência da energia material está sempre
sujeito a quatro tipos de defeitos: sua mente e intelecto têm a
forte tendência de se iludir, seu comportamento está sempre
manchado de erros, seus sentidos de percepção são
defeituosos e limitados e, para satisfazer seus interesses pessoais, ela
é capaz de enganar as outras pessoas. Na verdade, é comum
que uma pessoa na plataforma material manifeste um ou mais destes defeitos
de uma só vez. No entanto, devemos compreender que o conhecimento
védico não possui nenhum destes defeitos, pois foi transmitido
pela Pessoa Suprema – uma fonte completamente transcendental. O
receptor original deste conhecimento foi o primeiro ser vivo, o Senhor
Brahma, o qual existiu antes mesmo da criação material.
Brahmaji foi dotado de poder pelo Senhor para criar o mundo material com
o propósito de dar uma nova oportunidade às almas condicionadas
que não alcançaram a liberação na criação
anterior. Depois de cumprir esta missão, Brahma transmitiu este
conhecimento védico ao sábio Narada que, por sua vez, o
transmitiu a seu discípulo Vyasadeva que, com o propósito
de preservá-lo, registrou-o na forma literária.
Uma vez que os Vedas têm como propósito último fornecer
conhecimento sobre a auto-realização espiritual, os seus
temas são compreendidos apenas por pessoas com excepcionais qualidades
de bondade, e não podem compreendê-los as pessoas sob a influência
da paixão e da ignorância. Por este motivo, no início
da era de Kali, o grande sábio Vyasa dividiu os Vedas em vários
ramos, tornando-os acessíveis às pessoas menos inteligentes,
situadas na paixão e na ignorância. Especialmente, o sábio
Vyasa preparou o Mahabharata, uma compilação admirável
repleta de histórias que prendem a atenção de qualquer
tipo de pessoa, e, dentro do Mahabharata, incluiu a essência do
conhecimento védico na forma do Bhagavad-gita. A realidade é
que as pessoas comuns se interessam muito mais por histórias fascinantes
do que por filosofia profunda. Assim, Vyasadeva compôs o Mahabharata,
e prendeu a atenção dos leitores menos inteligentes com
a incrível história da disputa pelo trono entre as dinastias
Kaurava e Pandava. O interessante é que no momento mais crítico
da história, exatamente quando a Batalha de Kurukshetra está
por começar, o Senhor Krishna entra em cena e transmite Sua mensagem
maravilhosa, ou seja, o Bhagavad-gita. Na verdade, toda a trama política
e envolvente do Mahabharata não passa de um arranjo divino para
prender a atenção dos leitores para que o Senhor Krishna
possa derramar um oceano infinito de instruções sublimes
sob a forma do Bhagavad-gita, o resumo da verdadeira essência dos
Vedas.
As próprias escrituras védicas não se cansam de glorificar
as qualidades singulares do Bhagavad-gita. Isto porque o Bhagavad-gita
emanou diretamente da boca da maior autoridade em conhecimento, Sri Krishna,
o qual é glorificado em todos os Vedas como Mahaprabhu, o Mestre
Espiritual Supremo, e Purushottama, a Maior de Todas as Personalidades.
Devemos ser entusiastas em estudar o Bhagavad-gita e compreender que ele
é a manifestação da ilimitada bondade do Senhor,
que, em apenas 700 versos, apresentou toda a essência do conhecimento
contido em todos os Vedas.
Nesta era atual, as pessoas têm uma curta duração
de vida e não são muito entusiastas e qualificadas para
estudar a imensidão de textos védicos, tais como os Puranas,
Upanishads, Vedanta-sutra, etc. Desse modo, ao estudarem simplesmente
o Bhagavad-gita, todos poderão se elevar ao estado de sabedoria
e iluminação transcendental. Portanto, assim como os Vedas,
o conhecimento apresentado no Gita é eterno e imaculado e se destina
ao homem fiel que tem o desejo sincero de compreender o tema de como se
livrar das garras da existência material e alcançar uma existência
eterna e plena de felicidade. O Bhagavad-gita é o primeiro livro
de valores espirituais e eleva o seu estudante para que ele possa iniciar
seu estudo da filosofia Vedanta para, finalmente, ingressar no bhagavata-dharma,
ou seja, serviço devocional amoroso ao Senhor.
Segundo os Vedas, o cosmos material se manifesta em ciclos de quatro eras:
Satya, Treta, Dvapara e Kali. A era de Satya é caracterizada pelas
boas virtudes e todos os seres humanos que vivem na Terra são repletos
de qualidades divinas. Na era de Treta, há um declínio das
virtudes e a Terra passa a abrigar ao mesmo tempo seres divinos e seres
demoníacos. Na era de Dvapara, o aumento da irreligião e
da impiedade se acentua e o divino e o demoníaco passam a viver
na mesma família. Finalmente, na era de Kali, ou era das trevas,
há um predomínio total de irreligião, hipocrisia
e desavenças, e a natureza divina e demoníaca habitam lado
a lado no mesmo corpo.
Desse modo, foi há cinco mil anos, entre o final da era de Dvapara
e o começo da era de Kali, que a Pessoa Suprema, Bhagavan Sri Krishna,
veio à Terra e transmitiu para Arjuna este conhecimento sublime
do Bhagavad-gita, removendo, assim, todas as suas dúvidas, ansiedades
e lamentações. O cenário do Bhagavad-gita foi o campo
sagrado de Kurukshetra, minutos antes da batalha mais violenta já
registrada pela história dos últimos tempos. Naquela época,
a Terra e seus habitantes estavam sendo atormentados pela influência
perturbadora de indivíduos materialistas e cobiçosos e,
como é confirmado no Capítulo Quatro do próprio Bhagavad-gita,
em tais situações, o próprio Senhor sempre desce
a este ou qualquer outro planeta para eliminar os elementos indesejáveis
e proteger diretamente as pessoas piedosas.
Sendo um companheiro eterno do Senhor Krishna, o guerreiro Arjuna está
sempre livre de qualquer classe de ilusão. Entretanto, ele foi
colocado em ilusão pessoalmente pelo Senhor, porque o Senhor desejava
transmitir os ensinamentos do Bhagavad-gita para as futuras gerações.
Desse modo, representando o papel de uma pessoa absorta em sofrimento
material, Arjuna pôde formular perguntas relevantes sobre os verdadeiros
problemas da vida.
Devemos entender que Arjuna está representando a nossa posição,
pois, quer compreendamos ou não, na existência material convivemos
frequentemente com ansiedades e temores. Portanto, temos de primeiramente
seguir o exemplo de Arjuna que admitiu sua incapacidade de, sozinho, solucionar
os problemas que surgiram diante dele no Campo de Batalha de Kurukshetra.
Depois disso, temos de aceitar o abrigo do Senhor e seguir Suas instruções
divinas, independente do nível de educação ou inteligência
que possamos ter. A realidade é que não temos a capacidade
de encontrarmos as devidas soluções para os problemas que
surgem na vida, pois, em nossa vida prática, é como se estivéssemos
no Campo de Kurukshetra, onde a batalha entre o bem e o mal acontece a
todo momento. Arjuna mostrou-nos que, se quisermos vencer esta grande
batalha interna, temos de nos armar com o conhecimento transcendental
do Bhagavad-gita, o qual não foi destinado apenas ao guerreiro.
Na realidade, tais instruções sublimes não se aplicam
apenas àquele momento ou lugar específico, mas servem para
todos os tipos de pessoas, em todas as épocas e lugares. Isto significa
que, ainda hoje, se uma pessoa for inteligente o bastante para compreender
o Bhagavad-gita do mesmo modo que Arjuna o compreendeu, ela será
tão beneficiada como Arjuna, o qual estava na presença pessoal
do Senhor.
Faz parte do conhecimento transcendental compreender que, uma vez que
o Senhor é absoluto, não existe diferença entre Ele
e Suas instruções. Materialmente falando, a associação
entre uma pessoa e outra depende do contato pessoal físico, mas
na plataforma espiritual a situação é diferente.
Na verdade, o Senhor Krishna transmitiu estes ensinamentos sublimes, os
quais foram registrados pelo grande sábio Vyasadeva, para que sempre
tenhamos a oportunidade de estar recebendo instruções do
Senhor mesmo que Ele esteja fora de nossa visão material. Por si
sós, nossos sentidos materiais limitados nunca nos darão
acesso à compreensão do Senhor ilimitado. Entretanto, justamente
por ser ilimitado, o Senhor pode Se revelar mesmo àqueles que possuem
sentidos limitados, pois, caso Ele não pudesse, o próprio
Senhor também seria limitado como um de nós.
O Senhor possui poderes inconcebíveis. Desse modo, sendo uma das
energias do Senhor, a energia material pode ser espiritualizada pelo Seu
desejo transcendental. Desse modo, a representação de uma
escritura como o Bhagavad-gita é uma representação
sonora autêntica do Senhor e é especialmente destinada à
percepção sensorial que possuímos neste momento.
Chandramukha
Swami
26 de Dezembro de 1999
Dia do desaparecimento de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur
Kurukshetra Tirtha
(O local onde o sagrado Gita foi falado há mais de cinco mil anos)
Haryana, Índia
26 de Dezembro de 1999
Dia do desaparecimento de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur
Kurukshetra Tirtha
(O local onde o sagrado Gita foi falado há mais de cinco mil anos)
Haryana, Índia
Esta jóia do discernimento pode ser lida On line em:
Bhaghavad-Gita On Line
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